Biografia
O escritor Fernando Vrech nasceu em Sorocaba, São Paulo; cidade onde passou toda a sua infância.
Quando criança, o autor passava longas temporadas no sítio litorâneo dos avós, onde ele criou um fascínio pela praia e pela natureza. Fascínio do qual não se livrou após a vida adulta.
Mas após estudar na Escola de Arte e Comunicação de Sorocaba (ETAC) decidiu dedicar-se mais á literatura. Inicialmente escolhendo a dramaturgia, Fernando Vrech percebeu que sentia mais interesse pela literatura em prosa. O escritor, até mesmo, adaptou algumas das peças de teatro que escreveu para a prosa. Por exemplo, a novela Uma História Esquecida, que o escritor disponibiliza gratuitamente, foi inicialmente concebida como uma peça de teatro cujo título era O Reino Perdido de Marlon; interessantemente, é possível notar um teor lúdico nesse texto que o entrega como sendo oriundo da dramaturgia. Outras obras literárias do autor incluem duas novelas e 16 contos dentro dos gêneros horror, ficção científica e fantasia.
Depois de aprofundar-se no estudo da História e Linguística como autodidata, Fernando Vrech também atua como tradutor, não apenas a partir do inglês, como também a partir de línguas antigas como o latim, o siríaco e o grego. Os projetos de tradução atuais do escritor incluem: As Mil e uma Noites (Ramo Sírio); e A Arte da Guerra, de Sun Tzu, diretamente do chinês antigo. Recentemente, o escritor concluiu a tradução de A Wonderfull Visit, de HG Wells, cuja página de compra pode ser acessada em diversas oportunidades aqui neste site.
Outros interesses do escritor são fotografia e naturalismo. Ele também administra o web log "Histórias de Mistério" que trás curiosidades sobre a literatura. Fernando Vrech tem um alto engajamento em redes sociais e também edita e divulga seus livros sem depender de editoras.
Influências Literárias
Clarice Lispector
Brasil
Acho fantástica a escrita minimalista da Clarice Lispector!
Jules Verne
França
"Júlio Verne", como gostam de chamá-lo. A eficiência desse escritor ao explicar, em detalhes, as máquinas e cenários que imaginava.
H. G. Wells
Inglaterrra
Sua capacidade imaginativa e as tramas intrincadas de suas histórias.
Edgar Allan Poe
EUA
O teor gótico de suas obras, e sua genial capacidade de assustar, simplesmente deram origem à literatura de mistério e terror.
Machado de Assis
Brasil
Suas tramas psicológicas, que provieram do seu engajamento com o gênero realismo, deram o tom perfeito para as suas histórias mais sombrias e fantásticas.
H. P. Lovecraft
EUA
O horror cósmico e as criaturas fascinantes, descritas de uma forma tão genial que parecem existir de verdade, escondidos em algum lugar.
Agatha Cristie
Inglaterra
A qualidade de sua narração é tamanha que foi capaz de surpreender em cada um dos seus oitenta livros; usando apenas uma meia dúzia de fórmulas literárias.
Alexandre Herculano
Portugal
Como também era um dedicado historiador português, seus fortes romances históricos retratavam muito bem o absolutismo da coroa portuguesa.
Eça de Queiróz
Portugal
Seu domínio da língua portuguesa e sua linda estética de escrita.